Cadastre-se aqui.

Estudo de Administrativo

Sobre o autor

Desde a graduação em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, iniciei meu contato com o Direito Público, realizando estágio forense na Procuradoria da Fazenda Nacional, e atuando como monitor em direito público.

Desenvolvi minha experiência profissional toda na advocacia pública. Recém-formado, ingressei como Procurador Federal, exercendo minhas atividades na esfera da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Atualmente integro a carreira da Advocacia-Geral da União, titularizando o cargo de Advogado da União – Categoria Especial, lotado na Procuradoria Regional da União no Rio de Janeiro.

Desde 1999 atuo na preparação de candidatos para concurso público, sempre na cadeira de Direito Administrativo. Nesse período, já tenho em meu currículo o exercício do magistério nos principais cursos preparatórios e de formação jurídica deste país.

Como fruto do meu aprimoramento na matéria, em 2008 publiquei, pela Editora Ferreira, o livro “Manual de Direito Administrativo”, no qual procuro abordar de forma didática e objetiva os diversos temas que norteiam o Direito Administrativo. Hoje, além desta obra, também lancei pela mesma Editora os livros “Resumo de Direito Administrativo” e “Estatuto dos Servidores do Rio de Janeiro”, este último em parceria com a autora Flávia Bozzi.

A minha ligação com o Direito Administrativo se faz presente de um modo constante em meu dia a dia, seja na minha atuação como advogado público; na relação frequente com meus alunos em sala de aula, ou na feitura dos meus livros. Nesse contexto, nada mais natural que querer compartilhar toda esta minha vivência com a matéria de uma forma mais direta e democrática com todos vocês.

Estou disponibilizando neste site o resultado de um longo percurso na advocacia pública, como uma pequena retribuição aos meus alunos, amigos e familiares que sempre solidarizaram e impulsionaram o meu trabalho.

Espero, sinceramente, que o conteúdo reunido possa ser útil na formação de vocês e no prazer em conhecer e aprofundar-se na matéria. Desde já, coloco-me à disposição de vocês para as sugestões e críticas necessárias ao crescimento deste trabalho. Filiando-me ao ideal de sabedoria e humildade, cito o grande Guimarães Rosa ao apregoar que “mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente, aprende.”

Vida longa ao site, e um forte abraço a todos vocês,

Cláudio José